top of page
Foto do escritorNUJe

Conselho de Segurança - 1º dia

Discussões e desentendimento ocorrem nas primeiras rodadas da NUJe 2021:

Marcado pelo debate sobre a guerra na Líbia, o comitê do Conselho de Segurança da ONU organizou, nesta sexta-feira (20), um debate juntamente com o Colégio dos Jesuítas para solucionar tal problemática. Muito acirrado, as duas primeiras rodadas ocorreram de forma online

Por Caíque Luiz Guedes Honório de Paula (2E)


 

Na primeira rodada, a França demonstrou-se com um forte senso contraditório. Em sua introdução, o país alegou ser neutro perante a guerra, entretanto, o mesmo fora desmascarado por conta do apoio ao Exército Nacional Líbio (LNA). O LNA também demonstrou fortemente o mesmo posicionamento, alegando que havia dados comprovando a aprovação populacional das forças militares. Porém, ao ser mostrado a fonte de tal afirmação, a Mesa Diretora concordou em uma punição para a LNA devido à falta de dados concretos.


Ainda no primeiro debate, a Líbia requisitou que o LNA procurasse a conceituação de “democracia”. Em nota, o Exército declarou: “Estou indignado pela forma em que fui desrespeitado durante o debate do Conselho de Segurança [...] Eu não sou obrigado a escutar tais difamações ou incertezas acerca da minha escolaridade”.


Já na segunda rodada, o principal tema levantando foi a participação do líder do LNA, Khalifa Haftar, nas eleições que ocorrerão em dezembro. Entretanto, vale notar uma punição que ocorrera à Líbia ao responder sobre democracia: “Porque tem gente que demora para entender algumas coisas”, relatou.


Com muitas farpas, a Itália demonstrou fielmente um pensamento pacífico, sendo a favor da participação de Haftarnas eleições. A Líbia, apesar das guerras, também acatou a ideia de de sua participação.


Questões sobre a irmandade mulçumana também foram levantadas. A Líbia, que inicialmente demonstrava quebrar tal irmandade, assumiu equívoco e permaneceu com a organização. O problema dissolveu-se por completo após levantamentos da Rússia e outros países sobre redundância no assunto finalizado.


Por fim, vale notar que ainda há possibilidade de KhalifaHaftar não participar das eleições, cabendo assim, uma pauta justificável para tal ato.


Parte do vídeo que desmascarou a LNA na primeira rodada


 

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page