top of page
  • Foto do escritorNUJe

WORKSHOP DO CONSELHO DE SEGURANÇA NUje 2021



Por Caíque Luiz Guedes Honório de Paula (2E)


 

Realizado nesta segunda (31), o workshop destinado ao comitê de debates conteve a tematização: "comidas brasileiras” dos quais, haveria uma seleção argumentativa que definiria três pratos para representar o Brasil em um jantar realizado pela ONU(Organização das Nações Unidas). Para decisão argumentativa, foram utilizados os seguintes pratos: brigadeiro, pão de queijo, paçoca, doce de leite, coxinha, canjiquinha, mandioca, carne seca, feijoada, canjica, torresmo, guaraná e feijão tropeiro.


Marcado pelo primeiro diálogo, as apresentações alimentícias demonstraram temas como : origem, valor nutricional, acessibilidade e questões sociais. Vale demonstrar algumas intrigas ocasionadas ainda na fase de primeiro diálogo, no qual se destaca fortemente o torresmo. Ao ser questionado sobre religião, o prato, desesperadamente, defendeu a tese de acessibilidade, do qual mostrou a variabilidade de elementos para preparo, contrariando grande parte dos representantes presentes.


Seguindo para o diálogo de perguntas, ao ser questionado sobre a persistência de debate e assuntos sociais como efeito estufa e vegetarianismo, a carne seca ressaltou que há outras opções que englobam a carne, assim, fugindo da temática social relacionado ao efeito estufa.


Na fase de debates, a canjica questionou ao pão de queijo sobre sua autenticidade mineira em relação ao jantar que será realizado, assim então, o pão de queijo rebateu seu oponente com sua importância imaterial, sendo bem fundamentada. Logo após a dúvida da canjica, a coxinha demonstrou ser um aliado à canjica e ao brigadeiro, ressaltando sua importância social às festas e comemorações. A mandioca também demonstrou forte censo contra o pão de queijo. Durante o debate, a indagação sobre o uso de agrotóxicos à carne seca, demonstrou-se forte novamente, para defender-se a carne seca utilizou a ignorância e desvio de seu oponente, do qual, utilizou da fome para justificar-se.


Ao fim do debate, uma votação foi realizada, foram somadas:


Brigadeiro – 4 Mandicoa - 5 Torresmo - 1

Pão de queijo - 1 Carne seca - 0

Paçoca - 3 Feijoada - 7

Doce de leite – 0 Canjica - 3

Coxinha – 4 Guaraná - 5

Canjiquinha - 1 F. Tropeiro – 6


Tendo um empate, foi decidido assim:

Mandicoa -5

Guaraná – 6


Assim, os pratos decididos para representação foram: feijão tropeiro, guaraná e feijoada.


 

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page